sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 27/julho

Concentração total


Se ontem o set esteve leve com a presença das crianças, hoje a história é diferente. O ano é 1931, Chico tem 21 anos e irá presenciar um drama em sua família. Um momento forte do filme que deixou toda a equipe na expectativa. Principalmente Larissa Vereza, que vive Lúcia e que estará em toda a seqüência de seis cenas que serão gravadas hoje.

Angelo Antônio e Luís Mello no set, concentrando-se antes de iniciar a primeira e forte cena do dia (fotos de Ique Esteves)

“Estou muito ansiosa. E se eu ficar meio esquisita depois, ninguém estranhe!”, confessa Larissa. A ansiedade é compreensível; a preocupação, não: a atriz ganhou o papel de Lúcia justamente com esta cena, no teste realizado no Rio. “Ela faz superbem. É uma passagem muito intensa”, conta Cynthia Falabella, que ensaiou com os atores na base carioca.

Esta cena também trouxe de volta ao set os atores Anselmo Vasconcelos e Ana Rosa, que vivem o casal de médiuns Perácio e Carmem. Na vida real, foram eles que tranqüilizaram Chico quanto ao seu dom, até então incompreensível para ele. Aqui, o leitor terá que usar a imaginação para saber por que eles estão nesta cena…

Anselmo Vasconcelos, que vive o médium Perácio, marido de Carmem (Ana Rosa), também está mais sério por conta da cena










No set, a montagem do equipamento é feita, estranhamente, com muito pouco barulho e sem correria. Ângelo Antônio, ainda com a equipe arrumando a luz, senta-se em uma cadeira de balanço no canto do cenário e fecha os olhos, balbuciando alguma coisa: o texto, uma prece, um mantra? Não dava para ouvir…


Pouco a pouco, os atores entram na sala de João Cândido – antes mesmo de o diretor chegar ao set – e cumprem o mesmo ritual. Isolam-se, concentrados – uma situação inédita desde o início das filmagens. Ângelo ainda está imóvel na cadeira de balanço; Oswaldo Mil (José) lê em uma poltrona; Luís Mello (João Cândido) senta-se à mesa de jantar, com expressão séria, o rosto entre as mãos; Carla Daniel e Ana Rosa sentam-se lado a lado, em silêncio.E Larissa Vereza está destacada, começando sua transformação em Lúcia. É assim que Daniel Filho encontra seu elenco. Também ele chega silencioso, vai de um em um e faz um afago. Cris D`Amato avisa: “Hoje só fica no set quem é absolutamente necessário.”
Após a marcação da cena, começa o primeiro ensaio. Os que ficaram no estúdio estão de olhos vidrados, principalmente na interpretação de Larissa. “É uma cena muito forte, mas que condiz com o que acontecia na década de 1930”, explica Ana Rosa, praticante do espiritismo desde a década de 1970. “Eu comparo o ser humano a um rádio: é simplesmente uma caixa vazia, mas que sintoniza o que está no ar. Pra mim, esta cena marca uma fase importante do filme”, diz Anselmo Vasconcellos, hoje agnóstico, mas criado pela família dentro dos princípios kardecistas. Pelos comentários dos atores, já dá para antever que a cena é um dos pontos marcantes da história…
Um momento no set é um exemplo interessante sobre como Daniel dirige seus atores: Larissa já está há mais de meia hora concentrada para sua cena, o que significa que a atriz já tem toda a carga de emoção e sofrimento necessários. “Não, Larissa, não se concentra tanto tempo antes. Senão, na hora em que eu precisar você vai estar extenuada. Desconcentra, relaxa, vamos brincar”, diz o diretor, e começa a dar uns tapinhas nas pernas da atriz: “Ei, olha pra mim. Quer sair um pouquinho? Sai, vai dar uma volta.” Na hora da cena, Larissa está em ‘ponto de bala’.

Depois da primeira – e mais pesada – cena do dia (e ainda faltavam outras cinco), a palavra mágica: “Almoço!”. Saem todos em direção ao local de alimentação – inclusive Ângelo Antônio, com os sapatos desamarrados. Explica-se: desde que começou a pesquisar a vida do médium, Ângelo vem colecionando talismãs (o lenço, o perfume…) e hábitos de Chico. Ao visitar Uberaba pela primeira vez, antigos amigos do médium contaram que ele nunca amarrava os sapatos. Desde Tiradentes, Ângelo é visto andando no set com o cadarço desamarrado…


Os sapatos desamarrados de Ângelo, um hábito de Chico Xavier adquirido pelo ator













Outras cenas desta mesma seqüência entram pela tarde adentro. E após a última do dia, mais despedidas: Larissa Vereza e Carla Daniel dão adeus a Lúcia e Carmosina. Buquês de flores entregues por Daniel e a brincadeira: “hoje nos deixam duas grandes atrizes, que ainda por cima são filhas de grandes atores.” Larissa é filha de Carlos Vereza e Carla… de Daniel Filho. Palmas da equipe – e mais duas pessoas da família Chico Xavier saem da caravana…






A despedida de Carla Daniel e Larissa Vereza da ‘família’ de Chico Xavier: as atrizes receberam flores e os agradecimentos do diretor

Nenhum comentário: