terça-feira, 8 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 16/julho

Homenagem em Paulínia


Primeiro dia em Paulínia. Folga para a maior parte da equipe. Alguns membros da trupe já marcaram de conhecer o Zoológico, perto do hotel Íbis, onde a maioria está hospedada. Outros já rumaram para Campinas para umas comprinhas. E outros ainda, para São Paulo. Boa parte das mulheres já marcou salão de beleza para fazer unhas e depilação. Enfim, dia de descanso para alguns.

Mas não para todos. Logo cedo, o departamento de Arte já estava reunido na varanda do hotel, discutindo cenários e preparativos para o primeiro dia de filmagem. E a equipe de produção está indo rumo à base. Entretanto, todos – os de folga e os que já estão a mil por hora – estão esperando pela noite de hoje. Que será muito especial. Desde o dia 9 de julho acontece na cidade o segundo Festival Paulínia de Cinema, com 30 filmes na competição entre longas, documentários e curta-metragens. A cerimônia de encerramento será hoje à noite, quando serão conhecidos os vencedores.

Mas a caravana de Chico Xavier está ansiosa por outro motivo: é que a edição deste ano do festival homenageia o diretor Daniel Filho – 71 anos de idade, 57 de carreira –, com direto à première de seu último filme, Tempos de paz (seu sétimo longa em oito anos como diretor), no Theatro Municipal. O filme tem como protagonistas Tony Ramos e Dan Stulbach, foi filmado em apenas nove dias e é o terceiro filme de dobradinha Daniel e Tony. Os anteriores foram Se eu fosse você e Se eu fosse você 2. O ator também está em Chico Xavier, vivendo Orlando, um pai que tem o filho assassinado. O quarto filme desta parceria.

Passado em 1945, Tempos de paz é uma adaptação para o cinema da peça Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil, e conta a história do encontro de um ex-oficial da polícia política do governo Vargas – agora chefe de seção de imigração da Alfândega – com um refugiado polonês.

O festival movimentou a cidade e a noite de encerramento é muito aguardada por todos os competidores e espectadores dos oito dias de maratona cinematográfica. Além da mostra oficial, aconteceram mostras paralelas – em que foi exibido Seu eu fosse você 2, também dirigido por Daniel –, debates e seminários. Tempos de paz não participa da competição, e será exibido após a homenagem ao diretor, como encerramento do festival.

Nenhum comentário: