quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 26/julho

Dia da Criança


Em Chico Xavier, o Dia das Crianças não é em 12 de outubro. É hoje. Para as três cenas a serem filmadas, uma turminha de nove meninos e meninas, entre 9 anos e seis meses de idade, vão viver os irmãos de Chico. Parece que vai ser o caos. E render boas histórias. Mas quando o segundo assistente de direção Bruno Garotti – responsável por ficar com as crianças todo o tempo – entra no estúdio, a impressão de bagunça passa. Mas as histórias estão garantidas.

Os pequenos atores chegam ao set em fila indiana, e de mãos dadas. Por conta própria se colocam lado a lado e Daniel Filho passa a tropa em revista, apertando a mão de cada um e explicando o que vai acontecer. O chorão de ontem – Nicolas, que queria ir ao shopping – está de volta e a equipe se empenha em distraí-lo. A diretora-assistente Cris D`Amato (mesmo recuperando-se de uma dor na base do pescoço que a levou ao médico ontem e ainda incomoda) coloca o menino sobre o carrinho de câmera que desliza nos trilhos. Em pouco tempo Nicolas está à vontade e parece adorar a brincadeira de fazer cinema.

Mesmo com o bom comportamento dos pequenos, filmar com crianças não é tarefa fácil. Elas choram, brincam, querem fazer xixi pouco antes de gravar e… mamam. “Um de nossos atores está mamando, vamos ter que esperar um pouquinho!”, avisa Daniel. O comilão é Cauã Ribeiro, de seis meses, um bebê risonho e simpático que ao entrar em cena com Giovanna Antonelli “improvisa” uns tapinhas no colo da atriz, abre um sorriso enorme e dá um puxão em sua trança postiça. O set adora, o diretor aprova e a cena é gravada de primeira.

Giovanna Antonelli, a Cidália, brinca com o sorridente Cauã antes de gravar (fotos de Ique Esteves)







Giovanna está em todas as cenas do dia. Sua Cidália chega à casa de João Cândido para ser a boa madrasta da prole. Para ela – como para todos os atores que fazem participação especial no filme – o sotaque mineiro é uma grande preocupação. Ao final da primeira cena, Giovanna vai ao Video Assist e pergunta a Cynthia Falabella (que trocou de posto com Babaya e voltou ao set ontem): “E aí, deu certo?”. Cynthia dá a dica: “Quanto mais a naturalidade fluir, melhor fica o sotaque. Mais leve, sem acentuar demais. Tá ótimo”, garante.

Onde tem criança, tem de ter mingau. E tem. Para a reunião da família em torno da mesa, tio Claudinho (Amaral Peixoto) chega com um panelão de mingau de aveia, que é servido por tio Farinha (o contra-regra). Antes do segundo take, é preciso reabastecer, pois a garotada comeu o mingau de verdade.


‘Tio’ Farinha serve o mingau de aveia preparado especialmente para a cena. E a garotada entrou mesmo no personagem: antes do take dois, muitos pratinhos já estavam vazios…

As crianças dão um pouquinho de trabalho, mas quem leva puxão de orelha é alguém que, enquanto a cena rodava, atravessou o corredor da casa, entrando em quadro. Daniel não se conteve: “Corta! Tem alguém lá no fundo! Faz foco na pessoa pra eu ver quem é”, e parte para dentro do cenário. “Que absurdo”, volta dizendo. Algumas das coisas que mais incomodam o diretor é o excesso de gente na boca de cena, a movimentação exagerada e, claro, o barulho durante os ensaios.

Quem controla o movimento é Chicão, o chefe do platô cujo bordão é “silêncio, por favor, celulares desligados, por favor!”. Mas até ele hoje trocou para: “Gente, vamos fazer silêncio. O bebê está dormindo”, pede, referindo-se a Cauã, que está aninhado no colo da mãe postiça. Até o tradicional “som, câmeras, ação!” é feito mais baixo, sem microfone.

Se dentro do estúdio quase não há barulho, na sala de espera há uma confusão de mães, bolsas de bebê, moisés, mamadeiras e brinquedos. Em cena eles são comportados; mas é só pisar do lado de fora que correm de um lado pro outro…

A costureira Ilma Santos ri da bagunça. Ela conhece bem o bebê Cauã, que dorme alheio à algazarra. Foi ela quem fez sua roupinha de época (1922). “Começamos, eu e a costureira Fátima, a produzir as roupinhas no Rio. Mas chegaram mais bebês e fiz essas durante a semana”, conta Ilma que, com Chico Xavier, contabiliza 70 longas-metragens na carreira. O primeiro longa foi Quilombo dos Palmares, de Cacá Diegues, em 1983. Ilma joga nas onze: até atriz ela foi (na novela Brilhante e em O rendez-vous, com Eva Tudor, no teatro). Mas optou pelo departamento de figurino. Em Chico, ela forma o time da costura (com Fátima Félix, Alex Brasil, Regina Costa e Maria de Fátima) – mas só até a volta ao Rio, quando assumirá o posto de camareira de Cristiane Torloni.

A costureira Ilma Santos já tem 70 filmes no currículo. Quando ‘Chico Xavier’ voltar ao Rio ela assume o cargo de camareira de Cristiane Torloni








Mas o dia das crianças de Chico Xavier ainda não acabou. E a última história é uma tremenda coincidência: Giovanna Antonelli vive Cidália, madrasta de Chico. Pois a filha caçula, Lúcia, na cena com dois anos, será vivida por uma pequenina chamada… Sidália (só que com s). Acompanhada pela mãe e pelo onipresente Bruno Garotti, a menina não quer entrar em cena de jeito nenhum. Bruno dá a ela uma boneca, diz que ela vai só “tirar uma foto pra mostrar como está bonita”, mas não adianta. O jeito é chamar a menina que está de stand-by (sempre há uma dupla em caso de crianças pequenas, que podem ter reações variadas na hora de gravar). A menina entra no estúdio e chama-se… Giovanna. Sai Sidália, entra Giovanna – para contracenar com Giovanna, a Cidália da história.

E como um dos três protagonistas do filme também é um menino de 11 anos, ele também esteve presente na cena. Matheus Costa está na sala de maquiagem jogando futebol no PlayStation portátil enquanto o assistente de maquiagem Ancelmo Saffi prepara um “ferimento grave”em sua barriga. “Eu tenho que me concentrar no jogo pra não olhar. Eu sei que é de mentirinha, mas me dá uma agonia…”, diz Matheus.

O dia terminou com o segundo Parabéns pra você da semana. Mas o aniversariante não é nenhum garoto: o eletricista Anderson ‘Cabeça’ completou 39 anos. E ganhou bolo de chocolate com direito a velinhas…

Hoje o dia no set foi bem leve por conta dos curumins. Amanhã não haverá crianças em cena. Ainda bem, pois teremos um exorcismo no filme…

Nenhum comentário: