quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 17/julho


Tempos de paz para Chico Xavier



As filmagens em Paulínia começam amanhã. Por isso, hoje, os cabeças de todos os departamentos estão reunidos com Daniel Filho para a análise técnica das locações e os últimos preparativos para esta nova etapa. Às 10h30 da manhã o movimento era intenso na entrada do hotel, com as equipes se dirigindo para a base e, dali, para o tour pelos diversos cenários que transformarão Paulínia na terra de Chico.


Olivia Byington e Daniel na platéia do Theatro Municipal de Paulínia (fotos de Ique Esteves)






Enquanto a largada para Chico Xavier em Paulínia não começa, a trupe ainda comemora a noite de ontem. O encerramento do II Festival Paulínia de Cinema premiou Olhos azuis, de José Joffily como melhor filme. E teve como homenageado o diretor de Chico Xavier – e de Tempos de paz – Daniel Filho.

À entrada, a chegada de Daniel já era anunciada pelo locutor do festival. E foram muitas entrevistas no foyer do Theatro Municipal de Paulínia até o início da cerimônia. Em todos os momentos, sempre ao lado da namorada, a cantora Olívia Byington, Daniel ressaltou a emoção de ser homenageado esta noite. “Estou nervoso, sufocado…”, dizia.

A atriz Carla Daniel entrega o prêmio ao pai, Daniel Filho, observada pelos apresentadores da noite, Murilo Benício e Guilhermina Guinle





O prêmio foi entregue por sua filha, a atriz Carla Daniel – que está em Chico Xavier, vivendo Carmosina. E o agradecimento do homenageado foi muito descontraído. “Vocês viram os aplausos exagerados? É porque toda a equipe de Chico Xavier está aí!”, disse Daniel, e toda a trupe se manifestou, espalhada pelo grande teatro. “Receber um prêmio é quase como quando cantam Parabéns pra você. Só que neste caso não é porque você nasceu, mas sim pelo trabalho que realizou. Eu sempre digo que o que importa não é quão bom você é, mas quanto tempo você dura”, continuou o diretor, com 57 anos de trabalho como ator, diretor e produtor no cinema e na TV.

Daniel confessou que, durante o dia, ficou “nervosinho”com a homenagem. “Aliás, nervosinho, não. Nervoso, muito nervoso. E aí está a Olívia que não me deixa mentir… sozinho”, e o teatro inteiro riu. Depois de receber o prêmio, foi exibido um documentário sobre a carreira de Daniel, com depoimentos de amigos (Luís Carlos Barreto, Cacá Diegues, Boni, sua diretora assistente Cris D`Amato e Carlos Eduardo Rodrigues, da Globo Filmes, entre outros) e de sua mãe, Mary Daniel. E, finalmente, na tela foi passada a première de Tempos de paz, filme que encerrou o festival.

Uma parte da equipe de `Chico Xavier`, que compareceu em peso ao teatro para acompanhar a homenagem ao diretor







Com Tony Ramos e Dan Stulbach quase o tempo todo na tela, os quase mil espectadores se emocionaram, riram e aplaudiram o filme ,“em cena aberta”, por duas vezes. Ao final, uma ovação ao filme encerrou a homenagem. À saída, até os integrantes da equipe de Chico Xavier que participaram de Tempos de paz estavam emocionados. “É magistral. Eu me orgulho muito de ter participado deste filme”, disse a maquiadora Rose Verçosa. “Que linda reação do público, agradeço muito, muito”, comemorava o produtor executivo Julio Uchôa.

Reunida, a equipe saiu para encerrar a bela noite de Tempos de paz. Porque, a partir de agora, o pensamento e o trabalho voltam para Chico Xavier.

Nenhum comentário: