quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 03/agosto


Mais um dia no campo

O dia de Chico Xavier começou cedo. Toda a equipe ruma para a Ilha de Guaratiba, a fim de continuar uma seqüência que começou no estúdio em Paulínia. Na verdade, é uma única cena dividida em três seqüências e em vários planos. A base é o Rancho do Mineiro e o set, uma horta do outro lado da rua de terra.




O set hoje ficou a cargo da diretora-assistente Cris D`Amato (de vestido vermelho, à esquerda)





Todo o set está a cargo da diretora-assistente Cris D`Amato. E o tempo ajuda: há nuvens mas não chove. Um bom clima para uma externa que vai durar o dia inteiro. A longa cena mostra Giovanna Antonelli (Cidália) e sua tropa de filhos – mais os filhos de João Cândido, com Chico (Matheus Costa) e José (André Luiz Framback) entre eles. Como a cena anterior mostrava a apresentação de Cidália à filharada, o jeito foi trazer as seis crianças – e os respectivos responsáveis – para o Rio.

Só o bebê Cauã – o risonho de seis meses de idade que deu um show puxando a trança de Giovanna durante a cena no estúdio – não veio. Em seu lugar, o bebê-dublê Dante, do Rio, foi chamado. Em compensação, o choroso Nicolas (aquele quer queria porque queria ir ao Rodoshopping durante a cena em Paulínia…) está no set, firme, forte e totalmente ambientado. Pais e crianças vieram juntos ontem, estão hospedados no mesmo hotel e devem retornar a Paulínia amanhã.

Cris tem um jeito todo especial de “domar” os pequenos figurantes. Ao explicar a cena – que mostra uma passagem de tempo (1918, 1919 e 1922) através do crescimento das verduras da horta – a diretora-assistente encarna uma espécie de professora ensinando aos alunos: “Deixa eu explicar direitinho o que vai acontecer: vocês sabem que em um filme tudo é de mentirinha. Até o tempo. Aqui a gente vai fazer tudo ao contrário. É como se fosse uma gravidez, só que a gente vai começar pelo bebê nascendo e voltar pra trás até a barriga da mamãe. Entenderam?”, e então passa a explicar que eles devem colher, semear, arar a terra, mostrar felicidade e tristeza.

A locação pertence a um sítio e quem cuida da horta é `seu’ Walmir que conta, orgulhoso, que até a apresentadora Xuxa (que, segundo ele, tem um sítio ali perto) já comprou alfaces com ele. “Salsa, cebolinha, chicória, rúcula, tomate garrafinha e alface”, ele lista. “Tenho até planta medicinal.”

André Luiz Framback, que vive José dos 10 aos 14 anos, se despediu hoje do filme






Hoje é o último dia de gravação de dois membros da família de João Cândido: Giovanna Antonelli e André Luiz Framback, que vive José – o irmão mais velho e parceiro de Chico – dos 10 aos 14 anos. Ele é um menino simpático e risonho de 12 anos e um ator concentrado, com ares de gente grande. No Rio, em Tiradentes e em Paulínia, formou com Matheus Costa uma dupla de quase-irmãos: fora do set estavam sempre juntos, ensaiando, conversando ou batendo um campeonato de PlayStation portátil. André estreou na televisão vivendo o cantor Leandro quando criança, no especial Por toda a minha vida. Também fez as novelas Duas caras e Ciranda de pedra e a miniss érie Queridos amigos. Se durante a viagem foi seu pai, Paulo, quem o acompanhou, para a última cena quem veio foi a mãe, Gisele. “Eu sempre achei que ele ia desistir. Mas desde o primeiro trabalho ele se mostra cada vez mais entusiasmado em seguir a carreira”, conta a mãe de André.

Muita criança (Duda, Larissa, Igor, Isadora, Dante, Eloísa, Nicolas, Marília, Talis…) no set traz sempre história engraçada. A de hoje aconteceu quando a cena pedia que a garotada subisse um pequeno morro, com Cidália e o bebê no colo. Tudo ia bem até os pequenos avistarem um cachorro – preso, mas que começou a latir. Foi o bastante para todos ignorarem que a cena estava rodando e dispararem morrinho abaixo. O set inteiro caiu na gargalhada. Só André permaneceu ao lado do contra-regra Farinha no alto – e Matheus desceu correndo para amparar Giovanna e o bebê, que quase foram atropelados pela tropa…

Cris dirige Matheus Costa no cenário da horta













Outra cena divertiu a criançada: para simular chuva sobre a horta, a chegada de um caminhão-pipa despertou a curiosidade dos pequenos. Depois, quando ele “fez chover”, todos queriam tomar banho de chuva artificial… “Joga água na Giovannaaaa!”, grita Cris durante a cena, e as crianças entendem o recado: se divertem no aguaceiro.

O fim do set é marcado pela despedida de Giovanna Antonelli que, como Cidália, filmou rodeada de crianças, com barriga de grávida, com bebê no colo. No cenário da horta, a atriz, toda molhada pela “chuva”, recebe uma orquídea branca e o agradecimento de Cris D`Amato, em nome de Daniel e de toda a equipe. O diretor despediu-se de Giovanna por telefone, no exato momento em que Cris entregou a flor à atriz…

Em seu último dia de ‘Chico Xavier’, Giovanna recebe

uma orquídea branca e um telefonema de Daniel

Nenhum comentário: