sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 14/julho

Último dia em Tiradentes

Hoje, às 10h15, bem distante do set de Chico Xavier, chegaram ao mundo Antônio e Eduardo. Os primeiros “filhos” de Chico – e em dose dupla. Os gêmeos são filhos do eletricista Marco Antônio de Lima, o Marcão, que recebeu a notícia minutos antes do início da primeira cena do dia. Foi uma festa no set: toda a equipe aplaudiu, assoviou, abraçou Marcão e tirou fotos com o novo papai. “Hoje, no fim do dia, parto para o Rio e amanhã, para Porto Alegre, para conhecer meus novos filhotes”, disse Marcão, que já é pai de Lucas, de 13 anos.



Foi Vera Melo, assistente da produção executiva (à frente, de luvas azuis) quem levou a boa notícia ao set: Marcão (atrás, de boné vermelho) era pai de Antônio e Eduardo. Toda a equipe comemorou o nascimento dos gêmeos (Fotos de Ique Esteves)


E parece que os bebês trouxeram o sol de volta a Tiradentes. A última manhã de filmagem foi a mais fria de todas: às 7h, o termômetro marcava oito graus, a serração era forte e o dia, nublado. “Tudo gelado!”, conta o assistente de figurino Alex Brollo, responsável por vestir os 50 figurantes do dia. “Cabides, roupas, sapatos, tudo gelado!”.

A mudança de temperatura em Tiradentes – muito calor durante o dia, muito frio à noite – provocou um fato inédito: a ausência de Daniel Filho do set. Bastante gripado, e às vésperas da maratona de Paulínia, Daniel foi atendido por um médico (uma obrigação por conta do seguro do filme) e deixou com a diretora-assistente Cris D`Amato o comando de todas as seqüências do dia.

Do elenco, apenas Luís Mello, Matheus Costa e André Luiz Frambach, o José criança. Os meninos, enquanto esperam para gravar, são protegidos do frio da manhã por uma “barraca”de cobertores… Os outros atores já partiram, e vão encontrar a trupe em Paulínia na quinta-feira. Cris interage com os três pequenos figurantes que devem simular um jogo de bola de gude: “Mas vocês jogam sem graça assim? Quero bagunça, criançada!”. E tome bagunça!

Após o almoço, tipicamente mineiro, a mudança para o último set em Tiradentes: a rua que reproduz a casa de Chico e o Centro Espírita de Pedro Leopoldo. Esta cena foi assistida por Carolina Gontijo, diretora-executiva da Minas Film Commission, e Maria Viveiros, assessora do estado de Minas Gerais e também da Minas Film Commission – que é um conjunto de instrumentos facilitadores para a realização de produções no estado, gerido pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Turismo. Elas auxiliaram o produtor-executivo Julio Uchôa e a produtora da frente Tiradentes, Flávia Santos, no primeiro levantamento para Chico Xavier, fornecendo suporte logístico para a descoberta de locações, contatos com prefeituras e com grupos espíritas de Minas, por exemplo. “Queríamos estar presentes aqui durante as filmagens, mas deixamos para vir no encerramento em Tiradentes”, diz Carolina.

A tarde cai – e a temperatura também. A equipe já está finalizando a última cena na cidade. De repente, uma cena inusitada: a moça contratada para a limpeza da base de produção chega ao set “com uns goles a mais” – e os figurantes locais contam que de vez em quando ela dá alteração. A moça insistia em entrar em cena “para ajudar e se despedir” e teve de ser contida por Juninho, da equipe do platô, que a colocou na van da produção. Enquanto a equipe dizia a frase-mote do filme – “E tome evangelho!”– Juninho foi atingido por um direto de direita no olho.

Juninho, do platô, tenta conter a moça da limpeza, que, um pouco “alterada”, queria se despedir da equipe e invadiu o último set em Tiradentes




Depois da interrupção – e da última cena filmada – é hora de desproduzir todo o equipamento, pela última vez na cidade histórica. Desde ontem, todos os prédios utilizados para locações foram pintados e entregues novinhos em folha. Na base da produção, o pessoal que segue para Paulínia e despede de quem fica aqui, como a produtora Flavia Santos e a assistente de produção Fernanda Chasim.

As vans, caminhões e automóveis utilizados pela equipe atravessam a cidade em direção ao hotel. Amanhã, a caravana de Chico Xavier segue viagem, para 20 dias de filmagem em Paulínia, no interior de São Paulo. Pé na estrada!

Nenhum comentário: