quinta-feira, 1 de outubro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 09/agosto

O dia é dos pais





Daniel dirige Christiane e Tony no set que reproduz um típico

apartamento dos anos 70 (fotos de Ique Esteves)



Dia dos Pais no set de filmagem. Dentro e fora de cena. Christiane Torloni e Tony Ramos formam o casal Glória e Orlando e todas as cenas de hoje envolvem os dois e dores entre pais e filhos. Na “vida real”, o set deste domingo teve visitas especiais. O clima era bem familiar, e o cenário facilitou: as cenas foram rodadas na casa que serve de base de produção, no alto da Gávea. Foi ali que o filme começou a tomar forma: os cômodos – que há dois meses abrigaram as salas onde os figurinos foram confeccionados, as costureiras tingiram e envelheceram as roupas, os testes de maquiagem e cabelo foram realizados, os atores ensaiaram e inúmeras reuniões aconteceram – sumiram por um dia.

Em seu lugar, surgiu um típico apartamento de classe média do início dos anos 70. Com direito a muito jacarandá, poltrona mole de Sérgio Rodrigues (um hit da época), parede de tijolinhos aparentes pintada de branco e lustre de acrílico.

Do Video Assist, Júlia, de 14 anos, e Victor, de 12, vêem a primeira cena do dia, com Christiane Torloni e Cássia Kiss (a atriz também voltou ao set para esta cena). Júlia e Victor são filhos do produtor-executivo Julio Uchôa. Ao lado deles, Pedro, de 12 anos, também está focado no monitor. Pudera: seu pai é o foquista Jorginho, um mestre com 32 longas e 22 anos de carreira. Fora minisséries e comerciais para publicidade.

No ensaio de hoje com Cássia Kiss, que voltou ao set especialmente para gravar esta cena



Os três fizeram jus ao ditado: se Maomé não vai à montanha… eles vêm ao set passar o Dia dos Pais com os seus. Júlia, Victor e Pedro têm outra coisa em comum: cresceram no meio cinematográfico mas não querem seguir a carreira dos pais. “Só se for pra ser ator”, diz Victor. “É melhor que produtor, que trabalha muito…”. A irmã faz coro: “A gente fica muito tempo sem ver meu pai…”, lastima a menina, que quer ser diplomata. Já Victor quer ser jornalista do SporTV. E Pedro ainda não decidiu. Mas já acompanhou o pai nas filmagens de Mandrake, Tempos de paz e Se eu fosse você 2…

Para quem nunca pisou em um set, a especialidade do pai de Pedro pode parecer estranha: Jorginho é o responsável pelo foco – fundamental para o filme. “Em televisão essa profissão não existe, é feita pelo próprio operador de câmera. Mas no cinema há o operador, o foquista, o assistente do foquista (que é o 2º assistente de câmera) e o loader (no caso de filme em película) ou o logger (no cinema digital)”, explica Jorginho.

No caso de Chico Xavier, são duas equipes completas de câmeras: na primeira, o operador Gil Otero, o foquista Jorginho e o assistente Daniel Xavier. Na segunda, o operador Daniel Duran, a foquista Silvia Gangemi e o assistente Tiago Rivaldo. Dois trios afinados que captam com sensibilidade as imagens que se vê na telona. E ainda há o loader Miguel Lindenberg, gerente de imagem digital – ou seja: é ele quem descarrega os HDs do filme. Que responsabilidade…

Enquanto o time das câmeras filma Tony, Christiane e Cássia no primeiro andar da casa na Gávea, no segundo piso o clima era outro: a sala da produção foi deslocada de seu espaço original, mas a movimentação continua a mesma. O diretor de produção Luiz Henrique Fonseca e os assistentes Clara Machado e Renato Pimentel pendurados ao telefone fazendo a pré-produção para o encerramento do filme, daqui a 10 dias, em Uberaba.

“Já estamos preparando a logística da cena final, em que queremos reunir a população de Uberaba em torno de Chico”, explica Luiz Henrique, enquanto acessa as fotos do local das filmagens. Em sua equipe fixa trabalham 15 pessoas – contando o pessoal do escritório, os produtores de locação e o platô. Fora os periódicos – produtores locais que são contratados (no caso de Chico, em Tiradentes e em Paulínia) por conhecerem o lugar como a palma da mão.

A produção ainda conta com a modernidade. Um dos mais recentes aliados é o Google Earth. “É por aqui que a gente faz logística à distância”, brinca Luiz Henrique, enquanto “viaja” até a rua onde será realizada a filmagem e vê exatamente o local de que irá dispor para a cena.

Mesmo no Dia dos Pais o trabalho é intenso. A produção trabalha no andar de cima, os técnicos, atores e Daniel, no de baixo. E de repente, uma surpresa: João, filho de Daniel, chega ao set com os três filhos, os gêmeos Valentina e João Paulo, de seis anos, e Antônio, de quatro. Mesmo morando em São Paulo, vieram ao Rio dar um beijo no vô. E aproveitaram para visitar o set. Enquanto a criançada brinca de equilibrista no trilho do carrinho de câmera, Daniel dá um longo abraço em João. E avisa: “Bom, agora vovô vai trabalhar… Vai fazer um filminho…”.

Vovô Daniel com a prole: o filho João e os netos Antônio, Valentina e João Paulo






Após as despedidas, a volta para o set. E para a última cena do dia – uma das mais fortes de Chico Xavier. Que no próximo Dia dos Pais todo mundo já vai saber qual é…

Nenhum comentário: