quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 15/agosto

Visitas e despedidas na reta final


De volta ao Pinga-Fogo – mas desta vez com platéia. Se ontem as cenas se restringiram a planos mais fechados nos atores no palco, hoje 111 figurantes ocupam as poltronas da TV Tupi cenográfica para ouvir as palavras de Chico.

Também na platéia – mas lá no fundo, onde foi posicionado o Video Assist com os seis monitores, como ontem – alguém ouve atentamente Nelson/Chico responder às perguntas do `apresentador` Paulo Goulart. É o jornalista Marcel Souto Maior, que escreveu a biografia As vidas de Chico Xavier, que deu origem ao filme.

Pela primeira vez Marcel vê em ação o que escreveu há 15 anos. Ao chegar à ABI, o produtor-executivo Julio Uchôa lhe mostra o teaser feito para a secretaria de Cultura de Paulínia, um pequeno filme com algumas cenas de Chico Xavier. “Fiquei impressionado. É uma saga, mas acima de tudo tem o tom de um thriller, que mostra Chico rodeado de desconfiança e descrença por todos os lados”, diz Marcel, que, por ter lido todos os tratamentos do roteiro, já tinha uma idéia de que esta seria a visão impressa na tela. “Mesmo assim, fiquei deslumbrado. Eu sempre vi o Chico como esse homem na contra-mão do mundo; um Chico acuado em muitos momentos, mas que enfrenta a descrença e vai até o fim.”

O jornalista Marcel Souto Maior, autor do livro `As vidas de Chico Xavier`, que deu origem ao roteiro do filme, conversa com Daniel em sua visita ao set (fotos de Ique Esteves)





Outra coisa que impressionou o autor da biografia foi a ausência de “discursos edificantes” nas cenas que viu. “O filme não é doutrinário, o que é uma bela visão. O roteiro é ótimo, interpretado por atores incríveis e filmado lindamente. Tenho certeza de que vai agradar a quem tem fé, a quem não tem fé, a quem quer ter fé…”, finaliza e, após assistir a algumas seqüências do Pinga-Fogo, Marcel se despede de Daniel presenteando o diretor com seus livros.

O dia será cheio, como foi o de ontem. Além de algumas cenas pendentes do dia anterior, são mais 20 hoje. Com os figurantes, fica sempre mais complicado. Mas Daniel descontrai, subindo ao palco para explicar a cena. E contar algumas histórias para relaxar o ambiente. Como quando perguntou a religião da platéia. Se havia seguidores de várias – católicos, evangélicos, judeus, uma budista –, a maioria era de espíritas. E todos riram quando Daniel afirmou ser ateu…

Só que os figurantes ficaram descontraídos demais. Em um pequeno intervalo entre um plano e outro, muitos se levantam para ir ao foyer do auditório, fazendo barulho e movimento desnecessário. E levam bronca – assim como quem ainda continua andando durante o ensaio…

Pela manhã, no Video Assist, o diretor de imagem Cassiano Filho, que ontem comandou pelos três monitores as antigas câmeras RCA, sentiu-se indisposto e teve que se retirar. Quem o substituiu? Ele mesmo: Daniel. De volta aos tempos de TV. Mesmo à tarde, ao retornar ao set já recuperado, Cassiano assistiu à performance do `diretor de imagem` Daniel Filho em uma seqüência.

O set também recebeu hoje uma visita especial: Sofia, 17 anos, um dos quatro filhos de Nelson Xavier. Ela chegou de manhã, almoçou com Nelson e a equipe e, como ninguém escapa, foi convidada a participar da platéia do Pinga-Fogo. E em lugar de honra: ao lado de Christiane Torloni, na terceira fila – de onde assistiu bem de perto a todas as cenas do pai.

A primeira assistente de direção Tatiana Fragoso em participação amorosa na platéia do ‘Pinga-Fogo’, ao lado de Christiane Torloni. Ao fundo, Sofia, a filha de Nelson Xavier, que assistiu de camarote a performance do pai




E mais participações amorosas: na platéia, Clara Beatriz Monsores de Mattos, de 13 anos, filha do chefe da elétrica Anderson Cabeça, divertiu-se fazendo figuração. E a primeira assistente de direção Tatiana Fragoso também sentou-se ao lado de Christiane Torloni e foi bem enquadrada pela câmera de Gil Otero. A atriz, aliás, despediu-se de sua Glória e do filme com esta cena. E recebeu as flores e os agradecimentos do diretor (“Dona Christiane Torloni encerra a participação em nosso filme… Muito obrigado!”, diz Daniel ao entregar as rosas vermelhas) com direito a platéia: os mais de 100 figurantes e toda a equipe aplaudiram muito sua despedida.

Também deixam o filme hoje o `apresentador` Paulo Goulart e os `entrevistadores` da mesa do programa: Glaucia Rodrigues, Thelmo Fernandes, Luis Serra, Daniel Jaimovich e Pablo Sanábio.

E enquanto as cenas rolam dentro do auditório, no saguão o movimento é outro. São os camareiros e assistentes de figurino, maquiagem e cabelo, além do pessoal do catering com sua mesa de café e guloseimas. E, ao fundo, a produção continua trabalhando: Luiz Henrique Fonseca, Mariana Vianna e Renato Pimentel estão a todo vapor finalizando os preparativos para as filmagens em Uberaba, na próxima semana, e listando o que é necessário para a produtora Fernanda Senatori , que já está na cidade mineira, providenciar amanhã.

Renato Pimentel, Mariana Vianna e Luiz Henrique Fonseca finalizam os preparativos para a filmagem em Uberaba, que acontece no próximo sábado




Luiz Henrique também confere a divulgação que será feita pelas rádios e jornais de Uberaba, convocando a população para a filmagem, no próximo sábado, 22, a partir das 14h30, em frente à Casa da Prece. “Estamos enfatizando que quem quiser pode aparecer, mas precisa ter alguns cuidados com o figurino: deve usar a roupa mais neutra possível, sem estampas, não usar tênis nem acessórios modernos”, esclarece o produtor. Outra coisa importante: não se pode levar câmeras digitais ou celulares. Camisa xadrez para os homens e vestidos floridos para as mulheres valem… O importante é ter muita gente homenageando Chico Xavier!

Nenhum comentário: