sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FILME CHICO XAVIER - 10/agosto

Voando alto…


Chico Xavier levantou vôo hoje – sem sair do chão. A equipe acordou cedo e partiu em direção ao Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, onde um aposentado Electra II aguardava no hangar para servir de cenário para a cena.

O turbo-hélice da Varig, que fez a ponte aérea Rio-São Paulo até 1991, simula um vôo onde estão Nelson Xavier (Chico), Rosi Campos (Cleide) e Ailton Graça – que veio de São Paulo para participar desta seqüência – e reuniu mais de 40 figurantes e muitos efeitos.

No hangar do Museu Aeroespacial, o set de hoje: um Electra II que voou até 1991 (Fotos de Ique Esteves)




Reuniu também um time bem animado: entre os passageiros estavam Paulo Barcellos, responsável pelos efeitos visuais do filme, o fotógrafo Ique Esteves; Gil Baroni, do making of; a assistente de figurino Rita Vianna; a maquiadora Rose Verçosa; e a jornalista Patrícia Paladino – todos da equipe do filme.

Rita – que interpretou a aeromoça – serviu um suco de laranja ao passageiro Ique. Ela também tem de manejar o carrinho de bebidas cheio de garrafas, copos e gelo – o que faz como uma verdadeira comissária de bordo… Rose interage com o ator Fábio Porchat, também chamado para a cena; Paulo, de terno e gravata, está na poltrona à frente de Chico Xavier, e Patrícia senta-se ao lado de um “padre”- o que significa problemas no vôo…

Paulo, Patricia, Rita, Rose, Ique e Gil: os membros da equipe que formaram uma animada figuração





Todos, devidamente coreografados, trocaram por um dia suas funções no filme. Mas se divertiram muito – e divertiram os figurantes. Principalmente quando Ique, um executivo na cena, sacava sua câmera e fazia fotos para o still, ou Gil – vestido como um hippie típico dos anos 70 – pulava por cima das poltronas para pegar uma boa cena para o making of do filme (quando não estava rodando, naturalmente…).


No Video Assist, Daniel e Nonato acompanham o `vôo` do Electra…









O simpático Aílton Graça conquistou os figurantes com piadas e frases de efeito. Brincou com o eletricista Marcão, que desfilava pelo corredor do avião com a camisa do Flamengo. “Olha lá, tá se achando o Adriano”, implicava. Dor de cotovelo – já que seu time, o Corinthians, perdeu do Flamengo no domingo.






… e do lado de dentro, Daniel dirige Ailton Graça, Nelson Xavier e Rosi Campos


Depois da Aeronáutica, todos rumam para a Marinha. No fim da tarde, toda a equipe se desloca para o Hospital do Arsenal da Marinha, na Ilha das Cobras (onde já foram rodadas algumas cenas), na Praça Mauá, para refazer uma das primeiras seqüências do filme – rodada em um hospital de Cascadura na primeira semana de filmagem, antes mesmo da viagem para Tiradentes e Paulínia. A cena – que marcou a despedida do set dos atores Fernando Eiras e Cláudio Torres Gonzaga – foi refeita a pedido de Nelson. E um pedido de Chico Xavier não se recusa…

Foi um dia cheio, que terminou pouco antes das 21h – quando boa parte da equipe seguiu direto para o teatro Oi Casagrande, para a pré-estréia de Tempos de Paz, o filme anterior de Daniel, que estréia nesta sexta-feira.

Nenhum comentário: