quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 30/junho

Silêncio…

Se alguém perguntar por Fernando Pestana, da equipe de filmagem de Chico Xavier, muita gente (até da equipe) vai dizer que não conhece. Mas é só alguém ter algo a resolver que ele aparece. Basta dizer a palavra mágica: Chicão. Sua função é antever os problemas que podem surgir no set e evitar que eles aconteçam. E, caso aconteçam, resolver bem rápido.

Diretor de platô, Chicão é o elo de ligação entre o diretor e todo o resto do time. Com 25 anos de experiência em mais de 30 filmes, é ele quem deve fazer tudo funcionar, manter a ordem no set e antecipar o que o diretor irá precisar no momento da cena. Para a filmagem de hoje, que acontece em uma igreja no Rio, um dos problemas a resolver é coordenar Chico Xavier e Cláudio Manoel & cia. Como? É que, distante apenas 100 metros do set, a equipe do programa Casseta e Planeta fará uma gravação com um trio elétrico. A solução foi coordenar a filmagem com a gravação do programa. Embora elas sejam simultâneas, Chicão ficará em contato com o outro produtor, garantindo o silêncio nos momentos precisos.

Cynthia Falabella ensaia com Matheus Costa, que viverá Chico Xavier dos 8 aos 12 anos

Hoje Matheus Costa (o Chico Xavier criança) filma sua primeira cena. Aos 11 anos, Matheus foi escolhido por teste entre 300 meninos. Com a preparadora de elenco Cynthia Falabella, ele vem se preparando para o papel e aperfeiçoando o sotaque mineiro. Enquanto ele ensaia com Pedro Paulo Rangel (Padre Scarzelo), Cynthia (que também interpretará a professora Rosária no filme)tem o olhar fixo no menino, balbuciando, silenciosamente, todo o texto.

É a primeira vez que a atriz trabalha neste setor de um set de filmagem. Além de interpretar, ela já foi assistente de direção e produtora de elenco – sempre teve facilidade (e gosto) pelo contato com direção de ator. Por conta de seu último trabalho foi chamada para integrar a equipe de Chico Xavier.

O set de Chico Xavier recebeu duas visitas no fim da tarde: do diretor Bruno Barreto, que soube que Daniel estava filmando aqui, e do diretor geral da Globo Filmes, Carlos Eduardo Rodrigues, o Cadu – que ficaram para ver uma das cenas.

Enquanto as cenas se desenrolam, pode-se ouvir um mosquito voando. Aliás, nem mosquito. “Silêncio, por favor!”, “Por favor, gente, vamos fazer silêncio!” são os temas de ordem, principalmente por parte de Chicão e seus assistentes. Aliás, não foi ouvido nenhum trio elétrico durante a filmagem. “A gravação do Casseta e Planeta acabou antes de começarmos”, explica Chicão. Como sempre faz, ele resolveu um problema – antes mesmo de ele acontecer…

O set sendo montado na igreja


Há exatos sete anos, em 30 de junho de 2002, Chico Xavier se despedia deste mundo...

Nenhum comentário: