sábado, 29 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 04/julho

Pé na estrada



Parque dos Patins, Lagoa, Rio de Janeiro, 8h30. Ponto de encontro para a saída do ônibus fretado que levará parte da equipe para a primeira etapa da viagem: Tiradentes.

Nas despedidas, maridos, esposas, namoradas e filhos. Um mês de ausência, um mês fora do “mundo real”, um mês vivendo a vida de Chico. Malas e malas embarcam no bagageiro, levando junto uma grande expectativa.


Início da viagem: expectativa da equipe para chegar à Minas Gerais de Chico Xavier



Quando o ônibus parte, no balancinho da estrada, muitos já estão dormindo, outros lendo ou ouvindo seu i-pod. Mas todo mundo aproveita para relaxar nas cinco horas de viagem. Amanhã já temos a primeira cena em Tiradentes – portanto, todo mundo recarregando as baterias para uma nova etapa.

Mas esta é apenas uma parte da trupe. Há mais, muito mais. Nesta madrugada partiram os oito caminhões com a parafernália mais pesada: caminhão da elétrica, da maquinaria, do gerador, da câmera, da produção e do figurino – além de dois outros para a produção e com o figurino da figuração. E tem mais: o resto da equipe dividiu-se em mais outras vans – que partiram ontem – , carros de passeio alugados e avião. Uma estrutura enorme se deslocando pela estrada afora.

Se a maior parte da equipe partiu entre ontem e hoje, desde 8 de junho já há movimento em Tiradentes. Fernanda Chasim e Flávia Santos, respectivamente assistente de produção (em Tiradentes) e produtora de locação, vieram antes montar a base para a chegada da equipe. Os cenotécnicos – 15 ao todo, mais a cenógrafa Karen Araújo e o cenotécnico Celso – também chegaram com antecedência para reformar, construir e transformar as locações de Tiradentes na Pedro Leopoldo natal de Chico Xavier.

Mas nem tudo foi tranqüilo na viagem. Em determinado momento, chegou a informação para a produção que o ator Michel Bercovich, que iria fazer o jornalista David Nasser – um papel importante na trama do filme – estará impossibilitado de filmar. Por motivos pessoais, ele teria que permanecer no Rio por muito tempo. A corrida para encontrar outro ator começou antes mesmo de a equipe chegar.

Após uma parada em Juiz de Fora – pausa para cafezinho e o primeiro pão de queijo mineiro – mais duas horas até a chegada. Agora ninguém mais dorme. A ansiedade por chegar e descobrir a cidade é grande. No DVD do ônibus, Robert Downey Jr. se transforma em Iron Man. Mas que homem de ferro, que nada. Todo mundo só pensa em Chico Xavier.

Na chegada à pousada, o check in aponta os quartos de cada um. Mas o descanso dura pouco. A maioria parte para o Centro da cidade histórica, para a entrar no mundo mágico que continua amanhã!

Nenhum comentário: