quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 29/junho

De Pedro Leopoldo a Uberaba



A caravana se movimenta. Do Centro do Rio de Janeiro para Cascadura. São quatro cenas, mais figurantes a serem vestidos, atores chegando de outros estados para serem transportados para o set. Hoje, a equipe de cenografia e direção de arte teve trabalho: uma das salas do hospital virou o escritório da Fazenda Modelo, onde Chico Xavier trabalhou na década de 40. Outra, o consultório do oftalmologista com quem Chico faz um exame. Em outros dois sets, foram reproduzidos dois ambientes do Hospital do Fogo Selvagem.

Como no cinema tudo é possível, hoje Uberaba e Pedro Leopoldo estão a poucos passos de distância: divididos por um andar do Hospital N. S. das Dores, da Santa Casa de Misericórdia. Mas se na tela o cinema é faz-de-conta, no set é tudo muito real. A corrida é contra o tempo e tudo deve funcionar como um relógio, literalmente. Há horário determinado para se encerrar a gravação do dia e tudo deve se encaixar: a produção deve buscar as atrizes Rosi Campos (que faz Cleide, parceira de Chico) e Teca Pereira (a enfermeira do hospital) no aeroporto e levá-las para Cascadura enquanto no set a cena da qual vão participar é montada.




Rosi Campos, que vive Cleide, a parceira de Chico, e André Dias, que interpreta Emmanuel, na sala de maquiagem






A figuração, se ontem já era grande, hoje tem o dobro de pessoas: são 47 entre mulheres, homens, idosos e crianças, que serão transformados em jornalistas, autoridades, convidados de uma cerimônia da qual Chico participará e doentes do hospital. Apesar do tempo curto e do número de provas de roupa e maquiagem, estão todos prontos muito antes de suas cenas. E vão almoçar – alguns, de terno e gravata; outros, de camisolão de paciente…


Hoje é o primeiro dia de filmagem do ator André Dias, que vai interpretar Emmanuel, o guia espiritual de Chico. Na sala de maquiagem e cabelo, a expectativa também é grande. A maquiadora Rose Verçosa, que criou o visual etéreo de Emmanuel, prepara o ator para a cena. “Emmanuel é um ser especial. Tem um tom mais claro, tem contorno, sombras e luzes no olhar”, explica Rose, que, durante o mês que antecedeu o início das filmagens, estava sempre trocando idéias com a figurinista Bia Salgado para a composição do visual dos personagens de Chico Xavier.


Rose e seu o assistente, Ancelmo Saffi, vivem um “casamento profissional” de 15 anos. Rose tem 20 anos de profissão – desde sempre no teatro e há 10 anos no cinema. Chico Xavier é o quinto longa de Ancelmo. No set, ele chega de forma delicada ao rosto dos pequenos figurantes, para fazer deles pacientes sofrendo de Fogo Selvagem, uma enfermidade que marca e avermelha a pele.


O dia começou em Uberaba e acabou em Uberaba – na enfermaria do Hospital do Fogo Selvagem, onde estão os “pacientes” transformados pela maquiagem de Ancelmo. Ali, Nelson Xavier usa o famoso par de óculos escuros do médium. Em uma cena improvisada, ele visita a ala infantil, conversando e abençoando os pequenos. A semelhança entre ator e personagem surpreende a mãe de um dos meninos “abençoados” por Nelson. “Senti que quem abençoava meu filho era Chico Xavier”, disse ela. Talvez tenha sido.

Nenhum comentário: