terça-feira, 25 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 27/junho


A VÉSPERA


“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier

(Frase que consta em todas as camisetas da equipe de filmagem)



Falta um dia para a primeira cena ser rodada. E, é claro, o clima fervilha. Durante dois meses, o QG do filme foi uma bela casa no alto da Gávea, rodeada por árvores e por um clima bucólico. Mas a calmaria é só aparente.

Em cada cômodo transformado em sala de figurino, sala de produção, sala de maquiagem e por aí vai, o movimento sempre foi intenso. Zilhões de celulares e notebooks conectados a zilhões de pessoas e assuntos ao mesmo tempo. São muitas, muitas coisas a serem resolvidas até amanhã. E isso envolve toda a equipe, seus celulares, notebooks, reuniões, reuniões, reuniões…

Nos corredores, há sempre um apressado. Ninguém consegue parar: os caminhões e vans estão transportando o material necessário para o primeiro set; o ator André Dias chega para a última prova de roupa de Emmanuel, o guia espiritual de Chico Xavier e, pouco mais de 30 minutos antes, a costureira Ilma estava na sala de figurino com a camisa que não atingiu o tom certo de tingimento. Mas o bege exato estava lá, antes mesmo de André chegar… Primeira mágica.

Na base da produção, um dos painéis com fotos de Chico Xavier. Este mostra Chico de 1931 a 1959, período em que será vivido pelo ator Ângelo Antônio


O camareiro Egas Ramos divide em araras as trocas de roupas já aprovadas. A assistente de figurino Pilar Salgado precisa urgentemente de um anel para o advogado. A estagiária de figurino Rita Vianna prepara o mapa de todas as trocas de roupas. Só para os três Chicos (criança, vivido por Matheus Costa; adulto, por Ângelo Antônio; e mais velho, por Nelson Xavier) serão 60 trocas.
Mais tarde é hora da prova de roupa das “meninas do bordel” – as prostitutas com quem Chico Xavier jovem deveria perder a virgindade – para a aprovação do diretor. Mais correria entre a sala de maquiagem e cabelo e a de figurino. Em pouco tempo, estão todas prontas e os figurinos aprovados – com exceção do pedido de uma “calçola” para uma delas (que surgiu imediatamente e foi imediatamente aprovada).

Enfim, este é só um pequeno exemplo de um dia que se repetiu ao longo dos meses em que o QG de Chico foi a base para levantar esta produção. E foi só um “esquenta”: porque é a partir de amanhã que a coisa começa a pegar fogo.









As perucas das prostituas do bordel

Nenhum comentário: