sábado, 29 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 05/julho

Parece… mas não é!


Há dois dias, o terreno atrás da igreja de São Francisco de Assis, no alto de uma colina de Tiradentes, era um gramado verde de onde se via parte da cidade. Hoje, abriga o cemitério que será usado na cena. Turistas se espantam com o realismo das lápides.


O cemitério construído pela direção de arte de Chico Xavier: tão real que assustou até um segurança


O cimento das sepulturas é, na verdade, um fino
compensado envelhecido pelas mãos do departamento de Arte . E não é uma coisa para ser vista apenas na tela. Ao vivo, a 5 cm de distância, não dá mesmo para notar que é falso. A equipe do diretor de arte Cláudio Amaral Peixoto começou a montar o set há dois dias. E apavorou muita gente: o segurança que guardou o cenário na base da produção, localizada próximo ao cemitério (real) da cidade, se impressionou tanto que jurou que viu, uma noite, um espírito sair de uma tumba. Pediu demissão.

“Um casal veio aqui há quatro dias e ficou vendo a cidade do gramado atrás da igreja. Voltou ontem e no lugar tinha o cemitério. A mulher ficou branca”, contou, rindo, Luciano, o motorista da van que desloca parte da produção em Tiradentes.

O contra-regra Farinha e seu assistente Rui Junior com uma das lápides cenográficas



Este é o cenário da primeira cena gravada na manhã fria de Tiradentes. Enquanto Ângelo Antônio se concentra fazendo tai-chi-chuan em um canto do set, uma grua de 15 metros, operada por seis homens e que realiza 10 movimentos diferentes e simultâneos, é a vedete da tomada. Operá-la não é tarefa fácil. “É igual a um balé, todo mundo tem que fazer tudo juntinho senão desanda”, diz o ‘coreógrafo’ Vô Du, um dos responsáveis pelo movimento preciso deste guindaste cênico. Cinco cenas foram realizadas, com movimentos diferentes.

Mas o dia tem outra presença de peso: a atriz Letícia Sabatella chegou do Rio esta manhã direto para o set. Enquanto é maquiada e penteada para viver Maria, mãe de Chico criança, bate o texto que será gravado dali a pouco com Matheus Costa. Entre uma frase e outra, os dois caem na risada. “A Letícia é muito `da paz`”, conta Matheus, mostrando intimidade com a nova mãe. Ele já fez amigos no hotel em Tiradentes e nadou na piscina aquecida. Nesta terça-feira volta para o Rio para fazer prova de Matemática. “Depois, férias! Só Chico Xavier!”, vibra o `Chiquinho`.

Letícia Sabatella fez sucesso com as crianças da cidade e foi atenciosa e sorridente com todos

Mas não foi só o Matheus quem comprovou que Letícia é `da paz`. Depois de terminar sua primeira cena, indo para o almoço, ela foi cercada por crianças pedindo autógrafos e moradores da cidade querendo tirar fotos. Atendeu a todos, com um sorriso e muita atenção.

A cena de Letícia e Matheus aconteceu sob uma árvore frondosa, diante de um pé de azaléias e buganviles (também cênicos). Um céu esplendoroso serviu de moldura. Como este blog só conta o que ninguém verá na tela, só podemos dizer que é uma cena linda, delicada e comovente…

Como o dia era só de externas, a filmagem dependia do clima – uma cena que começa com o tempo nublado tem de parar se o sol sai das nuvens – e da rotina da cidade: a final de um campeonato de futebol local produziu um som de torcida ao longe que não estava previsto. Pausa para a partida terminar. Ainda bem que a peleja já estava no fim…

No fim da tarde, a equipe travou uma luta contra o tempo: enquanto uma cena era finalizada no set do cemitério, uma outra frente dirigia-se para o Beco das Almas, onde seria gravada a última cena do dia. O equipamento de som, os acessórios das câmeras e parte da equipe deveria se deslocar em um período curtíssimo, para não perder a luz do dia. Foi um corre-corre danado. Mas às 16h30, ainda com um belo sol da tarde, tudo deu certo.

Quer dizer, quase tudo… o produtor executivo Julio Uchôa e outros integrantes da equipe de produção ainda estão com o problema da substituição de Michel Bercovich para o papel do jornalista David Nasser. Muitos atores já foram contactados, mas há indisponibilidade de agenda por conta do prazo apertado, já que a primeira cena de Nasser acontece daqui a três dias!!!

Nenhum comentário: