sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FILME CHICO XAVIER - 03/julho

Piano e Ford bigode



Da igreja para o bordel. Quinto dia de filmagem de Chico Xavier, saem as beatas e entram as “meninas de vida fácil”. Uma casa antiga e desabitada no Alto da Boa Vista se transforma em um bordel do início do século 20.

Chegando ao fim da primeira semana, já se percebe que a energia da abertura do set, no domingo, influenciou positivamente todo mundo. Todos estão se familiarizando com o universo de Chico Xavier. E alguns já estão neste outro mundo há muito tempo. Ângelo Antônio, por exemplo, tem andado permanentemente com dois talismãs: um lenço (com o F. Xavier bordado e que está sempre junto dele) e o perfume de Chico – que ele coloca antes de entrar em cena e deixa um rastro adocicado por onde o ator passa. Os dois foram presentes do filho adotivo de Chico, Eurípedes.


Ângelo Antônio segura o lenço de Chico Xavier, que ganhou de presente de Eurípedes, filho adotivo do médium (Fotos Ique Esteves)






Num filme que conta a vida de um personagem que prega a bondade e a compaixão, todos na equipe estão com um ótimo astral. Dos motoristas que pegam o pessoal em casa – num horário bem gostoso, por volta de 5h, 6h da manhã… – ao diretor Daniel Filho. Apesar da firmeza necessária para comandar uma equipe tão grande, Daniel teve momentos impagáveis nestes primeiros dias de filmagem. Hoje, ao chegar ao set, e visitar a sala do bordel, viu o piano e logo sentou-se para tocar. Mas desistiu. “Tá desafinado”, lastimou. Depois soltou a voz com Conceição para Ângelo e Luís Mello, que viverá João Cândido, pai de Chico.

Depois do pianista Daniel Filho, quem entra em cena é Manta, o chefe do transporte, que ataca de figurante. Ele será o pianista do bordel – e ficou mesmo com pinta de músico de jazz dos anos 20. Seu sorrisão branco denuncia que ele está adorando. “Hoje, carro só quando eu acabar de filmar…”, brinca, dando uma risada.
O chefe do transporte e dublê de pianista Manta


Enquanto a filmagem acontece dentro de casa, do lado de fora as atrações são um Ford bigode, dois cavalos e uma charrete que serão usados em uma das cenas. Esta última será guiada por Luís Mello que, como condutor de charrete, demonstrou ser um excelente ator… A curva não foi perfeita, mas a cena valeu.

As cenas se desenrolam, e o pessoal do platô organiza os últimos detalhes para a primeira etapa da viagem do filme – que acontece no sábado. Panos de chão, caixas de lenços, remédios (para dor de cabeça, cólica, antigripal, vitamina C), pilhas, cotonetes… tudo em muuuita quantidade. Listinha básica para os primeiros socorros da equipe na estrada.

Amanhã, folga. Todo mundo arrumando a mala. Chico Xavier chega a Tiradentes no sábado.

Nenhum comentário: