quarta-feira, 19 de setembro de 2007

BIOGRAFIA - ALEXANDRE AKSAKOF

Alexandre Aksakof Ripievka (27 de maio de 1832 - São Petersburgo, 4 de janeiro de 1903), diplomata e conselheiro de Alexandre III, czar russo, doutorou-se em filosofia e se notabilizou na investigação e na análise dos fenômenos espíritas durante o século XIX.
Foi professor da Academia de Leipzig e fundador, em 1874, da revista Psychische Studien (Estudos Psíquicos), na Alemanha. Em 1891, lançou em Moscou a revista de estudos psíquicos Rebus, a primeira do gênero na Rússia.
Criou adeptos entre cientistas e filósofos de seu tempo, que, através de experiências feitas com médiuns famosos como Daniel Dunglas Home, levou a Rússia a formar a primeira comissão de caráter puramente científico para o estudo dos fenômenos espíritas. Para essa comissão, Aksakof mandou vir da França e da Inglaterra os médiuns que participariam das experiências.
Como resultado, por haver fugido das condições pré-estabelecidas, tal comissão chegou a conclusões questionáveis, saindo como relatório conclusivo o livro "Dados para estabelecer um juízo sobre o Espiritismo", onde afirmava a falsidade dos fenômenos observados. Aksakof contestou a comissão com um outro livro intitulado: "Um momento de preocupação científica".
Sustentou longa polêmica e refutou as explicações materialistas do filósofo alemão Von Hartmann, discípulo de Schopenhauer, que atribuía todos os fenômenos espíritas a manifestações do inconsciente ou a charlatanismos.
Efetivou numerosas experiências e observações científicas com o concurso da médium italiana Eusapia Palladino, que serviram de fundamentação para sua obra mais importante: Animismo e Espiritismo assim como, ao estudar a mediunidade da médium inglêsa conhecida como Elizabeth d'Espérance, testemunhou um evento sobre o qual escreveu a obra "Um Caso de Desmaterialização".

Livros e artigos de Aksakof
  • Animismo e Espiritismo, volumes I e II (Livro de 1890:FEB, RJ);
  • Um Caso de Desmaterialização: (FEB, RJ);
  • Étude sur les matérialisations des formes humaines, S. L. 1897, “in” 8 (artigo);
  • Precursores do Espiritismo desde 250 anos, ou Predvesttniki Spiritizma Zapoledmie 250 Lyet (artigo);
  • Um monumento de preocupação científica (artigo).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

Anônimo disse...

thanks for adding me to the forum[url=http://www.kingsclub.ro/forum/profile.php?id=2163
].[/url]

Anônimo disse...

Hi Everybody! I'm from London but am living in Berlin at the moment.
Gotta love this site!


____________________________________
[url=http://stephetteh.wordpress.com/]Barrater is my life[/url]

Anônimo disse...

I love souespirita.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards